Rede Ipiranga se manifesta sobre interdição de tanque e bomba de combustível em posto de cidade da região

Rede Ipiranga se manifesta sobre interdição de tanque e bomba de combustível em posto de cidade da região

Foto: Arquivo Pessoal

No dia 19 de fevereiro, o único posto de combustível de São Martinho da Serra sofreu a interdição do tanque e da bomba de gasolina comum, pela Promotoria de Justiça Especializada de Defesa do Consumidor. A Rede Ipiranga, que é a distribuidora do combustível comercializado no local, se manifestou sobre o assunto por meio de uma nota nesta quarta-feira (6).


Conforme informações divulgadas pelo Ministério Público (MP), a análise do combustível foi realizada pelo Laboratório de Biocombustíveis da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e foi constatado que o material apresentava característica fora das especificações legais, contendo 30% de etanol, quando o aceitável seria até 27%.


+ Entre no canal do Diário no WhatsApp e confira as principais notícias do dia


Na época, o responsável pelo posto JK rebateu as acusações e afirmou que a responsabilidade era da distribuidora. O Diário também tentou contato com a Ipiranga, mas não obteve retorno na data. Agora, após um novo contato, a rede se pronunciou via assessoria de imprensa. No texto, a Ipiranga afirma que acompanha o caso junto às autoridades e ao revendedor do posto JK. Confira:


"A Ipiranga informa que segue acompanhando o caso junto às autoridades e ao revendedor, para apurar eventual não conformidade do produto. A partir do resultado das investigações, a empresa adotará as medidas cabíveis.

Vale ressaltar que, conforme laudos de conformidade, os produtos foram entregues ao revendedor de acordo com a legislação vigente.

A Ipiranga reitera o compromisso com os mais altos padrões éticos, de qualidade dos produtos fornecidos e de respeito ao consumidor."


Já o proprietário do posto JK afirmou para a reportagem que uma contraprova foi enviada ao laboratório da UFRGS. Após a análise, se ficar comprovado que o material estava dentro das normas legais, será possível solicitar que tanque e bomba de gasolina comum sejam liberados. 


Em outubro de 2023, segundo o MP, o mesmo posto já havia sido alvo de ação semelhante. Na época, também teve a bomba e o tanque de etanol hidratado comum lacrados por terem sido constatadas características fora das especificações legais.


A venda de gasolina aditivada e de Diesel segue liberada.


Leia mais:


Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Associação Rosas de Março pede doações para realizar almoço comemorativo do Dia da Mulher Anterior

Associação Rosas de Março pede doações para realizar almoço comemorativo do Dia da Mulher

Santa-mariense Raquel Tombesi é anunciada oficialmente como vocalista da banda Cheiro de Amor Próximo

Santa-mariense Raquel Tombesi é anunciada oficialmente como vocalista da banda Cheiro de Amor

Geral